Desobediência Civil

Há cerca de 3 ou 4 anos li o livro: ‘Desobediência Civil’ de Henry David Thoreau, numa dessas edições pocket da L&PM. Pequeno, selvagem e de uma lucidez pouco comum ao homem intelectual e que se julga, moderno. Me devolveu o entusiasmo pela contundência pedagógica incomum no exercício de simplicidade e pureza da natureza humana.

A mensagem chave: É vital exercer a nossa ‘individualidade, compartilhando uns com os outros’, independente de qualquer surto de renovada coletividade que dê continuidade ao atrelamento de seres humanos, como se gado fossemos. Pra isso tem servido a política e seus instrumentos, salve raríssimas exceções. A coletividade somente tem sentido quando há compartilhamento real de energias/ conhecimento. Coletividade sem autoconhecimento é continuísmo político.

O livro também influenciou Gandhi como expõe o micro-multimídia: ‘Desobediência Civil’ que produzi : http://www.globalaio.com/desobediencia_civil.html, se não me engano em 2006, mesmo ano da Monica Fake. Particularmente foi um ano difícil e confuso, nada em comum com os 3 anos anteriores de grandes empreitadas, amor e viagens maravilhosas. Mas toda crise tem seu legado. Se por um lado a expressão refletiu certo descontentamento, em 2007 voltei a respirar e hoje melhor compreendo o percurso. A página virou.

Thoreau já havia me impressionado com ‘Walden’ há séculos atrás. Não me lembro dos detalhes, mas a sua contundente substância me aliviou o espírito ao constatar que homens como aquele existiam (no caso, e infelizmente, existiram..). O livro narra a sua experiência morando na floresta, quando tirou da natureza seu alimento para o corpo e o espírito, anotando de maneira bem rigorosa sua rotina, especialmente quanto ao consumo. Viveu uma vida digna de um verdadeiro ser humano: Tão livre quanto um homem adulto pode ser. Assim permanceu 2 anos e provou que é possível viver completamente fora do sistema político.

Thoreau foi enormemente influenciado por Rosseau e exerceu forte influência sobre os conceitos de resistência pacífica, desenvolvido por Gandhi e o movimento hippie.

A biblioteca Camões on-line tem o arquivo do texto em pdf, eu recomendo de coração, acho que é uma aula para qualquer pessoa ou idade. Segue o link desobediencia_civil.zip

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Desobediência Civil”

  1. Por um Mundo Mais Humano « Globalaio Says:

    […] https://globalaio.wordpress.com/2008/05/26/em-ano-de-eleicoes-desobediencia-civil […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: