Identidade de Nós Mesmos

A Notebook on Clothes and Cities – É um documentário delicioso sobre o processo de criação e história de vida do estilista Yohji Yamamoto, entrecruzada pelas experiências e questionamentos do cineasta Wim Wenders sobre as possibilidades revolucionárias da imagem digital.

Wim Wenders faz uma série de entrevistas sobre o processo de criação de Yamamoto, sob encomenda do Guggenhein. Paralelamente dialoga com sua pequena câmera digital sobre a revolução de nossa era: a dinâmica dos centros urbanos em pleno período de efervescência da comunicações e mídias, e a possibilidade de num futuro próximo (hoje), os grandes artistas serem oriundos do mundo dos games, artes digitais, tecnologia.

Destaco : A duplicação do ponto de vista do realizador, naturalmente ampliando as perspectivas da recepção. Explico: é formidável a maneira como Wenders produz a colagem dos audiovisuais, através da utilização da câmera digital como mais um ponto de vista (representante de seus questionamentos subjetivos), associado (colado) à filmagem orientada formalmente pelo propósito biográfico das entrevistas. Um paralelismo inspirado.

Ciência e arte, enfim reunidas?

O documentário tem 19 anos e nos revela a enorme sensibilidade e vigor poético deste singular cineasta.

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Do inglês: Notebook on Clothes and Cities –

Título Original: Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten
Traduzido para o Português como: Identidade de Nós Mesmos

Direção: Wim Wenders/ Ano: 1989 / País: Alemanha /Duração: 79 mins /Formato: Documentário – Cor.
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3 Respostas to “Identidade de Nós Mesmos”

  1. r4f4 Says:

    Parece interessante será que tem na rede?

  2. Andreaha San Says:

    Olá R4f4, gostei da dobradinha entre caracteres e número!

    Se tiver na rede me passa o atalho!
    Vale a pena procurar é um doc inspiradíssimo pra quem é antenado a arte. Independente da área, o que conta é a inspiração, doçura masculina (artigo raro) e sensibilidade de Wenders e Yamamoto. Homens sensíveis como poucos. Abraço, Andreaha San

  3. SSPOA+Rio.Etc – Debate sobre moda de rua e lifestyle « Says:

    […] apenas tendência e futilidades, mas faz parte da identidade de nós mesmos (como já anunciava de Wim Wenders) e também do lugar que […]

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