Receitas de Alimento Vivo

A professora de artes Ana Branco e a cientista Conceição Trucom, dão a dica das receitinhas para o desenvolvimento do Alimento Vivo. O interessante é perceber que este tipo de alimento nos fornece energia direto da fonte com inúmeras propriedades que jamais absorvemos na maior parte dos alimentos que comemos pelo simples fato deles irem ao fogo: cozidos, assados, fritos. Independente da maneira, se for ao fogo sempre se perde.

O alimento vivo é usado como fonte de saúde e mantenedor da energia vital. Contribui como remédio natural para todo o tipo de patologia, reintegrando o ser ao ambiente. É uma cultura riquíssima que começa a prosperar no Brasil, país com todos os requisitos para fazer desta prática um exemplo de filosofia de vida.

Abaixo transcrevo com permissão, receitas e fontes da informação. Bom proveito!

RECEITAS da Alimentação Crua e Viva

1. GERMINANDO GRÃOS – preparo em geral
– Coloque de uma a três colheres (sopa) de grãos num vidro e cubra com água filtrada.
– Deixe de molho por 8 a 12 horas – varia para cada semente. Ver abaixo.
– Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico.
– Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxague bem os grãos sob a torneira.
– Coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.
– Enxague pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
– O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, assim que põem a “cabecinha branca” para fora. Então estão prontos para serem consumidos.

Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Alfafa: coloque as sementes em um vidro por 4 horas de molho em água. Em 5 a 8 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Gergelim e linhaça: coloque as sementes em um vidro por 4 horas (ou durante a noite) de molho em água (1 parte de semente para 4 partes de água). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

Castanha do Pará e Noz: coloque as sementes em um vidro por 24 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

Amêndoa e Avelã: coloque as sementes em um vidro por 12 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

2. FERMENTADOS
Rejuvelac: é uma bebida tônica preparada a partir de trigo em germinação. É rica em enzimas e muitos nutrientes. Devem tomar o Rejuvelac as pessoas saudáveis e as doentes, crianças e adultos. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades em forma diluída. Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente os intestinos e o cólon. Sua riqueza em enzimas, após consumo continuado, repõe uma flora intestinal saudável. Principalmente a que se perde devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias “inimigas” e as “amigas” que são necessárias à nossa sobrevivência.

Preparo: é feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido.
a) Lave uma xícara de grão de trigo inteiro e coloque em um frasco de vidro..
b) Acrescente 5 xícaras de água filtrada.
c) Deixe em repouso por 48 horas.
d) Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac. Adicione 2 colheres (sopa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1/2 limão/copo.
e) Volte os grãos que ficaram sobre a peneira para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.
f) Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.
g) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d).
h) Se desejar, prepare uma terceira (e última) extração colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.
i) Deixe em repouso por 24 horas.
j) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d). O trigo remanescente pode ser jogado fora ou use como um bom adubo para os vasos.

Nota: a princípio pode-se sentir um cheiro “azedo”, mas quando se adiciona suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

Vegi-kraut: conserva feita por fermentação natural, rica em enzimas, lactobacilos e vitaminas. Bata no processador 1 xícara (chá) de beterraba crua + 1 xícara (chá) de cenoura crua + 1 xícara (chá) de repolho cru. Processe até obter uma massa uniforme. Separe algumas folhas do repolho para cobrir a massa obtida. Coloque em um vidro e tampe. Deixe fermentar por 3 a 5 dias. Use no preparo de saladas e pratos salgados.

3. LEITES E IOGURTES DE GERMINADOS
Leite de trigo: pode ser preparado a partir de um trigo germinado de 3 dias (conforme acima) batido no liquidificador com água na proporção de 1 parte de germinado para 1 de água. Coe e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas.

Pão de trigo: Adicione banana amassada à massa resultante do preparo do leite de trigo e misture. Coloque colheradas sobre um pirex e leve para desidratar ao sol (cobrindo com um filó) por cerca de 1 a 3 dias.
Na versão salgada adicione missô e ervas ou gengibre ralado.

Leite de amêndoas: prepare o germinado de amêndoa conforme indicado acima. Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso.

Leite de gergelim: ½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada conforme indicado acima + 1 xícara (chá) de água mineral. Bata tudo no liquidificador e coe.

Vitamina de maçã e gergelim:
1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).

Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.

Imitação de chocolate: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (carne e água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.

Vitamina cremosa:
1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de Rejuvelac ou leite de trigo + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.

Vitamina de manga: 2 laranjas (descascadas) + 1 manga em cubos congelada (ou outra fruta congelada). Passe no liquidificador até ficar cremoso. Para facilitar coloque as laranjas primeiro e depois a manga. Decore com morangos frescos e amendoim germinado e triturado.

Bebida energética: misture 2 colheres (sopa) de pasta de gergelim germinado + 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 1 colher (chá) de mel + gotas de limão.

Mingau de Aveia: 1 colher (sopa) de aveia demolhada na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.  Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. Misture tudo e sirva imediatamente. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.

Iogurte de nozes: coloque 1 xícara de nozes (ou da semente desejada) de molho em água para germinar conforme indicações do item 1. Passe no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para coar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar. Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido. Este iogurte pode ser feito com gergelim, girassol, com qualquer tipo de nozes ou combinações. Pode-se variar o gosto acrescentando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores naturais. Quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.

Sugestões de combinações para deliciosos iogurtes:
Castanha e gergelim / Castanha, amêndoa e gergelim / Castanha e girassol / Gergelim e amêndoa / Girassol e amêndoa / Pecã e amêndoa / Gergelim e avelã.

4. SOPA
Sopa de energia: bata no liquidificador ½ xícara (chá) de lentilha germinada + ½ xícara (chá) de grão-de-bico germinado + 1 xícara (chá) mamão picado + Rejuvelac. Bata tudo no liquidificador e vá adicionando Rejuvelac até consistência cremosa. Se desejar acrescente abacate e decore com salsa picada.

5. SUCOS
Suco de clorofila: 4 folhas frescas de qualquer tipo de couve (manteiga, repolho, couve-flor, brócolis) + 1 pepino + 3 cenouras + 3 maçãs + suco de 1 limão. Passe o pepino e as maçãs pela centrífuga. Depois as cenouras e as folhas. Acrescente o suco fresco do limão e sirva imediatamente.

Suco de manga: bata no liquidificador 1 xícara (chá) de manga em cubos + 1 xícara (chá) de água de coco + suco de ½ limão + raspas da casca. A manga pode ser substituída por uva, goiaba, abacate ou caqui.

Suco de maçã: bata no liquidificador 1 maçã picada (sem sementes) + 1 colher (sopa) de linhaça germinada + suco de 1 limão + ½ xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Sirva imediatamente.

Suco de melancia:
bata no liquidificador 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com as sementes) + ramos de hortelã (ou talos de funcho) + suco de 1 limão. Sirva imediatamente.

Suco de abacaxi: bata no liquidificador 3 rodelas de abacaxi picadas (com casca) + 2 colheres (sopa) de girassol germinado + 5 ramos de hortelã. Sirva imediatamente.

Suco de Luz do Sol – Ana Branco: liquidifique um pepino pequeno e uma maçã grande sem sementes. Não coloque água, bata com a ajuda de um socador ou colher de pau (cuidadosamente), para extrair o líquido das hortaliças. Então coe num coador de pano e coloque o líquido de volta no liquidificador. Acrescente o legume e a raiz, que podem ser cenoura, abóbora, maxixe, batata doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba, etc. Procure variar as hortaliças e privilegie as da época e produção orgânica. Bata e coe novamente. Acrescente as folhas verdes, que podem ser couve, folha de abóbora, folha de beterraba, folha de cenoura, espinafre, bertalha, chicória etc; quanto mais verde, melhor. Acrescente finalmente os grãos germinados (trigo, girassol, painço, soja, linhaça, gergelim, arroz, amendoim, ervilha etc). Bata tudo, coe no coador de pano e beba imediatamente.

6. SALADAS e PRATOS SALGADOS
Salada verde com brotos de girassol + nabo e cenoura ralados. Molho de alho picado, coentro, shoyu, limão e azeite.

Salada verde com brotos de trigo e batata yakon. Molho de pimentão, tomate, limão, shoyu e azeite.

Molho de salada: 1 xícara (chá) de iogurte de sementes germinadas + 1 colher (sopa) de cebola picada + 1 colher (sopa) de salsa e cebolinha picadas + suco de 1 limão, + 1 pitada de sal. Bata tudo no liquidificador e sirva sobre a salada de folhas e germinados.

Tabule de trigo germinado: germine o trigo conforme item 1. Misture tomate e pepino picadinhos em cubos, manjericão fresco, azeite extra virgem, limão e missô a gosto. Opcional: maçã picada, pimentão, cenoura ou beterraba ralada.

Cenoura com pasta de grão-de-bico: 1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado, batido no processador com 1 pitada de sal + 1 colher (sopa) de suco de limão. Acrescente ¼ de cebola picada depois da massa pronta. Rale (em fios longos) 2 cenouras. Junte numa travessa os fios de cenoura com a pasta e sirva acompanhado de salada verde.

Lasanha de berinjela:
prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de amendoim + sal + suco de limão + folhas frescas de hortelã pimenta. Descasque 1 berinjela pequena,  fatie em lâminas finas e marine (sal e limão) com as mãos. Monte alternando as camadas com as fatias de berinjela, a pasta de amendoim. Finalize com rodelas de tomate, salsa e cebolinha. Decore com castanha do Pará germinada e ralada e regue um pouco de azeite.

Lentilha com abobrinha: corte uma abobrinha média em fios longos e coloque no prato. Por cima cubra com o seguinte molho. Bata no liquidificador 1 tomate + ½ pimentão vermelho + 1/4 dente de alho + 1colher (chá) de missô + suco de ½ limão + 1 colher (sobremesa) de azeite.

7. PRATOS DOCES
Pudim de banana: 6 bananas nanica (d’água ou caturra) + suco de 1 limão + 1 colher (sopa) de canela em pó + 2 colheres (sopa) de linhaça germinada + 1 pitada de missô. Bata tudo no liquidificador, acertando a textura do pudim com a linhaça. Coloque num refratário e leve à geladeira até a hora de servir.

Flan de frutas cítricas: 3 laranjas pêra + 3 tangerinas bem picadinhas + ½ xícara de uva passa preta hidratada em água de coco + água e polpa de 1 coco verde + suco de 1 limão + 1 pitada de missô. Arrume no fundo de um pirex as frutas cítricas picadinhas. Em separado, bata no liquidificador os demais ingredientes. Jogue por cima das frutas e leve para gelar até a hora de servir. Pode ser usado abacaxi no lugar da laranja e tangerina.

Geléia de uva passa: bata no liquidificador uva passa preta com linhaça germinada até dar o ponto de uma geléia firme. Opções: esta geléia pode ser preparada com qualquer fruta seca.

Docinho de gergelim e nozes: 1 xícara (chá) de fibra de gergelim (que fica no preparo do leite de gergelim) + 1 xícara (chá) de pasta de nozes germinadas + 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado + geléia de uva passa para dar a liga. Misture tudo e enrole as bolinhas passando-as em gergelim antes de colocar nas forminhas.

Fontes: www.crudivorismo.com.brsite Ana Brancowww.cozinhaviva.com

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante – editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Anúncios

Tags: , ,

97 Respostas to “Receitas de Alimento Vivo”

  1. Illana Says:

    Gostaria de receber novas receitas de alimento vivo no meu imail

    • Jair M Castro Says:

      Olá Nobre Illana! Gostaria de receber receitas/textos de Alimentação Viva.Agradeço, Jair- riajbr@yahoo.com.br

    • Ailton Silveira Soares Says:

      aleluia …era disso que eu estava falando , e mamae me chamou de loco….kkkk mas eu peguei pesado na frase , com mamae…eu disse… parei de comer comida cozida, agora so me alimento de sementes , folhas , frutos e raizes…essa e a comida do paraiso…ai mamae quase deu um ”troço”…mas aceitou , me vigiando kkkk afinal eu tenho 46 anos , vegetariano desde criança e macrobiotico a partir desse instante , com a ajuda da Dr. Ana Branco

  2. Andreaha San Says:

    Prezada Illana, não fazemos este serviço. Mas ao fim deste post você poderá encontrar referências de sites e do livro: Alimentação Desintoxicante – editora Alaúde.

    Na página principal do Blog vc tem 2 links que podem lhe interessar: Casa do Crudívoro e Sítio São João. No primeiro vc poderá encontrar muitas receitas de alimento vivo e inclusive encomendar material para sua própria confecção caseira. É um senhos site! No link do sítio são joão, vc encontra a lista de produtos da estação e pode fazer encomendas de alimentos sem agrotóxico oriundos de teresópolis.

    Um link complementa o outro, espero que lhe auxilie.

    Bom proveito! abraço, Andreaha San.

  3. Anatalia Silva Souto Pataki Says:

    Fiz uma oficina de Alimentos Vivos. Achei muito interessante. Gostaria de receber por email informações sobre este assunto, bem como locais e datas de cursos.
    Att
    Anatalia

  4. Andreaha San Says:

    Prezada Anatalia, não fazemos este serviço. Mas ao fim deste post você poderá encontrar referências de sites e do livro: Alimentação Desintoxicante – editora Alaúde.

    Na página principal do Blog acesse ao Link: Casa do Crudívoro, vc poderá encontrar muitas receitas de alimento vivo

    Espero que lhe auxilie.

    Bom proveito! abraço, Andreaha San.

  5. wanize marques Says:

    adorei as receitas e vou adotar em minha casa para que todos tenham um melhor meio de cudar da saude sem sacrificio.

  6. Andreaha San Says:

    Prezada Wanize, fico muito feliz que pessoas como você despertem para o alimento vivo. Eu sinceramente estou apaixonada com a mudança de minha rotina e grande economia. Penso inclusive em ter um espaço próprio para poder plantar o meu alimento.

    A minha experiência tem demonstrado o quanto esta prática limpa e equilibra o organismo, promovendo inclusive emagrecimento se a pessoa estiver com excesso de peso. No caso de minha mãe, por exemplo, que tem varizes há décadas, com apenas 10 dias de suco da luz ou verde (parecido com o suco de clorofila acima descrito) as veias começaram a sumir, ou seja, os vasos estão sendo limpos das gorduras que se alojam nas paredes das veias!

    É realmente incrível o que a vida simples e o retorno a natureza tem a nos ofertar: Vida saudável e Economia. Este é o verdadeiro tesouro que o Brasil tem a nos ofertar, enquanto o petróleo e minérios não beneciam à todos, a flora pode beneficiar sim!
    ———————————————————————
    Deixo aqui a receita do Suco de Luz ou Verde :

    Bata no liquidificador ou centrífuga, os seguintes verdes – crus e sem agrotóxico!
    De preferência picadinho : 1 pepino inteiro (que fornece água ao suco), agrião, couve manteiga, espinafre, brócolis, acrescente uma maçã sem semente e 2 germinados. Eu uso semente de girassol, trigo ou alfafa. (No post a primeira receita é justamente o preparo dos germinados em casa, super simples!)

    Depois de bater tudo, apertando os verdes de encontro com a lâmina com o cabo da couve (jamais utensilios de metal) coe num paninho, deixando apenas a borra no pano. Assim ficará apenas um suco fino, mas bastante substancial.
    ———————————————————————
    Pronto! Você tem nesta composição tudo o que precisa para restaurar ou manter sua saúde em perfeita ordem.

    Bom proveito!, Abraço, Andreaha San

  7. VANESSA Says:

    gostaria de saber se posso colocar frutas no suco vivo; quanto tempo depois posso me alimentar; e se posso toma-lo mais vezes ao dia?
    agradeço pela atenção.

  8. tania Says:

    tambem gostaria de saber se pode-se colocar frutas no suco verde, e se como tenho miomas ele ajudaria para que eles regredissem pois acabo ficando com anemia sempre por conta do alto fluxo de sangue na mesntruação. Tenho contornado com homeopatia que ajudou bastante mas não eliminou a situação.
    desde já agradeço a atenção
    Tânia

  9. telma Says:

    gostaria de saber quantidade de ~sementes que devo colocar

  10. rosana Says:

    gostaria de receber recitas

  11. Andreaha San Says:

    Prezada Vanessa,
    Você pode colocar frutas no suco sim, inclusive eu coloco uma mação no meu, 1o pq a maça comida diriamente é excelente tb na limpeza orgânica, 2o. pq melhora o gosto do suco.
    Você até poderia tomar mais de um copo por dia, sem problema algum, mas não é necessário, pois um como de 200 ou 300 ml é mais do que suficiente para lhe suprir diariamente.
    Depois do suco, é interessante que você fique no mínimo 30 mins sem comer nada, apenas água. E, o ideal é que o suco seja ingerido antes de qualquer outra coisa. Ok?

    Bom proveito!
    Abraço, Andreaha San.

  12. Andreaha San Says:

    Prezada Telma, você pode colocar de 1 a 2 colheres de sopa, de semente, por pessoa.

    Exemplo : ao fazer o suco da Luz apenas pra mim, uso sementes de trigo e girassol = 1 colher de sopa, de cada uma.

    Bom proveito, abraço, Andreaha San.

  13. Andreaha San Says:

    Oi Rosana, eu andei respondendo outro email sobre o envio de receitas. Eu não faço este serviço, mas possuo links na home deste Blog para tanto:
    Casa do Crudívoro e Sítio São João. No primeiro vc poderá encontrar muitas receitas de alimento vivo e inclusive encomendar material para sua própria confecção caseira. É um senhos site! No link do sítio são joão, vc encontra a lista de produtos da estação e pode fazer encomendas de alimentos sem agrotóxico oriundos de teresópolis.

    Abraço, Andreaha San

  14. Lucimar menezes Says:

    OI , ESTOU PRECISANDO PERDER PESO, E MUDAR O HÁBITO DE ALIMENTAÇÃO.
    O ALIMENTO VIVO PODE ME AJUDAR.

  15. Andreaha San Says:

    Prezada Lucimar,

    O alimento vivo pode lhe ajudar e muito a perder peso simplesmente por que você vai substituir a gordura que provavelmente ingere, por comida íntegra ou integral, comida que não é saturada por cozimento ou frituras.

    O alimento vivo é uma cultura a parte, e como tal, precisa do seu comprometimento e assiduidade pra dar certo. Esforço existe, mas o prazer em limpar o corpo, ganhar muito mais energia e emagrecer vem logo e consistentemente. Portanto o sacrifício inicial torna-se prazer , inclusive por que você vai educar o seu organismo a se habituar com uma comida que efetivamente faz muito melhor ao seu corpo e mente.

    Se quiser investir nesta nova cultura – fielmente – vc poderia começar com uma dieta para perder uns 6 quilos a 8 quilos em 3 meses :

    Café da Manhã : Suco de Clorofila(preferencialmente), ou qualquer suco da lista acima, menos o de manga. Acrescente a qualquer destes sucos uma colher de sopa rasa de soja em pó e 2 sementes germinadas de sua preferência.

    1h antes do almoço, uma fruta, exemplo: maçã, banana, uva, pessego, ameixa.

    Almoço : Você pode comer 50% da sua comida cozida (nada frito), e 50% de alimento cru, que vc pode escolher acima ou no site de crudivorismo. (breve colocarei receitas aqui).

    2 hs pós almoço: uma vitamina C

    3 hs depois do almoço : qualquer dos pratos doces acima descrito, ou uma barrinha de cereais ou granola com yogurt, uma fruta e um pouquinho de mel, se desejar.

    Jantar: um copo de sopa ou suco (200 a 300 ml) , e nada mais além.

    Note, o momento em que você vai comer mais será no meio de seu dia, no almoço, quando em princípio poderá misturar a sua comida de hoje em dia com a comida crua. (esta é a minha sugestão para início de processo)

    Fora do cardápio por 3 meses: Pão, Leite integral, açúcar.

    De preferência nunca mais: frituras.

    Vc está liberada da dieta 1 dia na semana, é só não exagerar.

    Ideal: Que vc tome uma colher de sopa cheia de babosa (gel ou xarope) ao acordar e ao dormir. A Forever possui um gel de aloe verda (babosa)com frutas vermelhas que é um bálsamo. Mas vc pode encontrar outras fontes de babosa aqui mesmo no Brasil.

  16. TERESA CHRISTINA VAZ Says:

    Olá, gostaria de receber mais dicas de culinária com alimentos vivos.
    Desde já muito obrigado!

  17. Andreaha San Says:

    Prezada Teresa todos os posts de hoje dia 16 de outubro são dedicados ao Alimento Vivo. Link para o primeiro da série:

    https://globalaio.wordpress.com/2008/10/16/alimento-vivo-sopas-amornadas

    Caso se perca é só ir no final dos posts e clicar na Categoria: Consumo Consciente, aonde vc poderá encontrar tudo o que foi escrito a respeito.

    Bom proveito! Andreaha San

  18. rubia Says:

    Adorei a dieta de emagrecimento,precisava desta ajuda.Pois todas as dietas eu não consegui resultados e essa é muito especial e gostosa.Não dar muita fome é só saúde.
    Obrigado.

  19. Tati Says:

    Olá Andreaha,

    Adorei a dieta e as dicas, se puder passar informações para o meu e-mail sobre alimento vivo eu agradeço muito, vou começar segunda feira a dieta…depois retorno aki pra contar tudo! Tô bem animada! Tenho 1, 50 e peso 55kg, tô acima do peso e com abdômem inchado. Tomara que eu perca peso e diminua o abdômem. Gostaria que vc me indicasse uma receita de suco pra dimunuir o abdômem!!! Obrigada, Tati

  20. Andreaha San Says:

    Olá Rubia, só pra vc ter idéia eu nunca havia feito dieta. Sempre fui gulosa e pra ser sincera não tinha grandes problemas, embora toda mulher por vício da estética sempre quer perder alguns quilinhos, não é mesmo. Mas quando precisei dar uma desintoxicada e diminuir algum peso, tive muita felicidade em me aproximar do alimento vivo – já incorporado na minha alimentação religiosamente, pelo menos todas as manhãs. As fibras e a proteína vegetal do suco verde são um bálsamo para combater os estragos dos metais pesados que absorvemos diariamente em meio urbano (poluição) e a proteína vegetal dá de 1000 em qq carne ou leite que já chega à nossa mesa sem grandes nutrientes..
    Enfim, os germinados são facinho de produzir. Se alguém achar que esta pequena produção diária dá muito trabalho realmente não dá para o negócio e talvez para negócio algum ; )

    O seu entusiamo Rubia, pode te levar muito longe, com certeza vais atingir seus objetivos. Pra tudo na vida é necessário prática e um tanto de disciplina, mas no final das contas todo o esforço é recompensado, nós só temos a ganhar: a pele, o humor, o coração, o corpo por inteiro agradece. Já os quilinhos vão embora naturalmente, da maneira mais saudável que há.

  21. Andreaha San Says:

    Prezada Tati, infelizmente eu não tenho como lhe enviar receitas para o email, como já expliquei para outras leitoras não faço este serviço, apenas repasso minhas experiências e as receitas que troco ou recebo do site de crudívoros ou conhecidos. Por favor copie as receitas e imprima, assim vc terá como acompanhar.

    Quanto a sua questão em relação a famosa ‘barriguinha’, eu não posso ser específica por que não conheço nada a respeito de sua rotina, sua idade e nem mesmo suas condições hereditárias. De maneira genérica posso dizer que se você começar a se alimentar com pelo menos 50% do que ingere por dia de alimentos crus, se exercitar – regularmente – 4 vezes por semana por pelo menos 40 mins (aeróbicamente), você tem tudo para emagrecer de maneira uniforme e assim perderá também a barriguinha. Não se esqueça que a prática é fundamental!
    Se tomas refrigerante ou come frituras, tente eliminá-los ao menos de sua rotina.

    Muitas vezes a barriga incha por simples mau funcionamento intestinal, neste caso a dobradinha – alimentação saudável (com base em crus) e exercício físico – é o caminho para que você alcance o seu objetivo. Associe a esta rotina bastante água! Jamais acompanhada da refeição por que diferente do que se acredita, a água quando se reune à comida não engorda, mas dilue o suco gástrico retardando a digestão. Por outro lado a água é excelente para o bom funcionamento de todo o organismo e fundamental em qualquer processo de reequilibrio corporal.

    Aguardo notícias de seus avanços e boa sorte na sua dieta!

  22. Andreaha San Says:

    Tati você me pediu um suco pra reduzir a barriga, mas como menciono no email acima não é assim que funciona. Siga as dicas que o caminho se abrirá..

    O suco que reproduzo pra você é o Suco verde, que já reproduzi para outros leitores. O mesmo que bebo todas as manhãs e me ajudou a perder 3 quilos só no 1 o mês, associado ao exercício e tudo o mais como lhe revelei na rotina do email acima.

    Suco de Luz ou Verde :

    Bata no liquidificador ou centrífuga, os seguintes verdes – crus e sem agrotóxico!
    De preferência picadinho : 1 pepino inteiro (que fornece água ao suco), agrião, couve manteiga, espinafre, brócolis, acrescente uma maçã sem semente e 2 germinados. Eu uso semente de girassol, trigo ou alfafa. (No post a primeira receita é justamente o preparo dos germinados em casa, super simples!)

    Depois de bater tudo, apertando os verdes de encontro com a lâmina com o cabo da couve (jamais utensilios de metal) coe num paninho, deixando apenas a borra no pano. Assim ficará apenas um suco fino, mas bastante substancial.

    Bom proveito!

  23. Neide Marco da silva de souza Says:

    Sou aluna de gastronomia gostaria de conhecer algumas receitas de tortas e doces usando germinados em geral.

    Agradeço, aguardo restosta.

    Neide.

  24. Andreaha San Says:

    Oi Neide, tudo bem?
    Na categoria : Consumo Consciente, aqui do site, temos bastante receitas postadas. Hoje postei em especial atenção a sua solicitação: Tortas com Germinados. Clique no endereço abaixo e saboreie:

    https://globalaio.wordpress.com/category/consumo-consciente

  25. claudia fronteira Says:

    quantas vezes por dia eu tenho que tomar o suco verde (para substituir a alimentaçao ???) e se o suco podera ser guardado de 1 dia para outro ….
    obrigado

  26. Andreaha San Says:

    Olá Claudia,
    Bom em primeiríssimo lugar, aproveitando que a Neurociência está na moda e assim seu conteúdo mais facilmente é absorvido pelo público, deixo aqui uma dica super importante sobre a atitude com a qual você vai promover sua dieta ou qualquer coisa que realmente queira que dê certo:
    O ‘ter que’ bloqueia, deprime e não raro enrijece as nossas atitudes, impossibilitando que o processo flua com alegria..
    Portanto uma dica que recebi há 2 anos e introduzi com sucesso no meu cotidiano é trocar o ‘ter que’ , por uma condicional como: ‘eu poderia’. Assim, negociando consigo mesmo, deixamos a porta aberta para o autoconhecimento e a realização.

    Voltando ao suco, você poderia tomá-lo todos os dias, afinal estamos diariamente em contato com metais pesados das descargas dos carros e demais detritos da poluição.. Se ficar pesado o preparo (que realmente despende algum tempo e dedicação disciplinada) uma boa alternativa é tomá-lo 5-6 dias na semana, não menos que isso.

    O suco não deve ser guardado de um dia para o outro. A alimentação viva e consequentemente desintoxicante e emagrecedora, no geral é muito mais rápida de se preparar do que a maioria das comidas cozidas. No entanto, este suco requer algum tempo e dedicação. Particularmente eu não reclamo, só tenho a agradecer, mesmo que tenha que acordar meia hora mais cedo. Os resultados são incrivelmente rápidos e contundentes. Você fica com pele de bêbe e frescor impressionante.

    Não precisa tomar o suco mais de uma vez por dia. A não ser que exista recomendação específica. Conheço casos de pessoas com problemas sério de varizes que tomam o suco todos os dias apenas 1 vez e os resultados não tardaram a chegar. No caso de desintoxicação a medida é a mesma com a ressalva que podes fugir 1 ou no máximo 2 dias como mencionei por aqui.

    Em caso de dieta de emagrecimento você pode substituir o suco pelo café da manhã, tomando o cuidado em comer uma fruta antes do almoço, e outra no meio da tarde para não ficar muito tempo sem se alimentar e na hora das refeições comer uma quantidade enorme de alimento. No lugar da fruta pode ingerir qualquer das receitas vivas por aqui reproduzidas. Um bom exemplo é: iogurte natural com granola. Além das dicas acima, retire frituras e molhos da sua alimentação. Almoce o que quiser mas em pequena quantidade, pode exagerar apenas nas folhas e comer bem legumes. No jantar prepare comidinha crua ou sem sal para não acumular liquido no organismo, você pode também ingerir sopas (sem sal ou o mínimo possível).

    Duas coisas fundamentais: A melhor maneira de se emagrecer é tomando bastante água diariamente e acelerando o metabolismo com exercícios físicos diários de 40 mins em pelo menos 5 dias na semana.

    Se lhe interessar, temos algumas receitas de alimentação viva na Categoria: Consumo Consciente. (Caso se perca, clique na tarja do balão acima para ir à Home do Blog, onde encontrará a Categoria à direita).

    Bom proveito!

  27. Roseane Cysneiros Says:

    Gostaria de saber se o consumo do Rejuvelac interfere na taxa de triglicerideos…aumenta?
    Obrigada

  28. Andreaha San Says:

    Prezada Roseane,

    Eu não conheço dados que associem o Rejuvelac a índices altos de triglicerídeos. Muito pelo contrário, percebo que ao utilizá-lo assim como o suco de luz as taxas de triglicerídeos e do colesterol ruim tendem a se posicionarem em patamares normais.
    O aumento da taxa de triglicerídeos deve-se a um somatório de fatores: além de uma dieta com excesso de gordura, o excesso de carboidratos, principalmente açúcares e calorias no geral é o que fazem os triglicerídeos aumentarem. É preciso considerar ainda o histórico genético.

    Na receita que menciono acima, o REJUVELAC é indicado, em doses bem diluídas, inclusive para pessoas que têm diabetes.

    Antes de iniciar qualquer dieta converse com um médico de sua confiança. Cada corpo é um universo a parte e embora tenhamos sensibilidade para reconhecer o que precisamos em termos de nutrientes, vitaminas e demais maravilhas da natureza, na dúvida é importante ouvir médicos sensíveis e comprometidos com o aspecto mais saudável de nossa natureza.
    Bom proveito!

  29. maria garcia Says:

    Eu tenho feito algo parecido com este tipo de alimentação, porém como moro só, e frutas e folhas se estragam com facilidade ,eu congelado as folhas e frutas. Tem algum problema? Costumo colocar suco de um limão em todos os sucos e adoçante também, pode? Tomo isto sem coar. Tem outra coisa, nada é orgânico, apenas bem lavadinho. Estou com quase 60 anos, faço caminhadas de 1 hora regularmente, moro em bairro previlegiado e faço tudo a pé, não consumo lanches, frituras, refrigerantes, massas, doces são raros, peso 52kgs, tenho 1.58 de alt. meu abdomem cresceu num curtíssimo período de tempo, ao ponto de perder roupas com apenas 1 vez de uso. Fico no aguardo de uma resposta, Muito obrigada pela atenção.

    • Andreaha San Says:

      Prezada Maria, eu não sou uma profissional da saúde para poder lhe ajudar com ampla cobertura. Mas posso sim lhe passar dicas de minha própria experiência , seja pessoal ou baseada na observação de familiares e amigos.
      No seu caso há várias coisinhas a se observar. Primeiro, não vejo qq problema em congelar seus alimentos contanto que não ultrapasse muito 1 semana, ok? E, principalmente não utilize vasilhas de plástico para embalar ou armazenar seus alimentos, a ciência acaba de liberar um estudo nos EUA apontando a existência de agentes tóxicos à saúde no plástico em geral. Não devemos nem embalar alimentos, muito menos esquentar comida no microondas com este material.
      Pode colocar suco de limão no seu suco sim! É ótimo para equilibrar o ph do sangue, mas, se vc puder, coloque este suco, ou apenas algumas gotas do limão em meio copo de água morna e beba de manhã ao acordar. Assim é garantido o equilíbrio. Meia hora depois tome o seu café da manhã ou apenas o suco.
      Pode usar adoçante também, mas se vc usar uma maçã inteira o suco fica levemente docinho e vc ingere o açúcar da frutose (bem melhor). Outra opção é uma colherzinha de mel, sem exagero.
      Você não precisa tomar o seu suco sem coar.
      Que maravilha que vc anda, o exercício é fundamental, qual a sua periodicidade? O ideal seria que vc andasse de 4 a 5 dias na semana, e não precisa ser 1 hora, 30-40 mins é o recomendado.
      Ótimo que vc não consome frituras, refrigerantes e doces rotineiramente. Mas a minha pergunta é, quantas refeições vc faz por dia? Se deixar para se alimentar apenas no horário das refeições vc pode ingerir muita comida e acabar inchando mesmo. O ideal é que vc coma pequenas porções de 3 em 3 horas, ou 4 em 4..
      Maria o seu peso está normal, não entendi ainda o por quê do inchaço no abdomem, precisamos pesquisar a fundo. Me diz se houve alguma mudança na sua rotina durante o inchaço: alimentação ou exercícios, introduziu algum remédio? Outra coisa importante, o que você ingere a noite? O ideal é que você modere no sal a noite, para não haver retenção de liquido. O ideal mesmo é ingerir alimento natural a noite, as sementes, passas, aveia (1 ou 2 colheres de sopa em shakes ou vitaminas). A aveia é muito legal além de preparar o intestino para funcionar matinalmente, ajuda na liberação do liquido, banana tb.
      Além de prestar atenção no que vc tem ingerido a noite é bom fazer uma análise metabólica. É importante saber como vai sua tireóide, e para isso seu médico pode melhor lhe orientar. Agora, eu pessoalmente não concordo com quem utiliza a postura reducionista e aponte a ‘idade’ como reflexo de todos os problemas de saúde. Sinceramente Maria, se você faz exercícios regularmente na maior parte de sua vida e também possui uma alimentação saudável, você tem tudo para chegar bem a ‘melhor idade’! É claro que existem também fatores hereditários, mas até então vc não citou qualquer questão relacionada. Portanto, eu sugiro que me retorne com as respostas para as minhas questões para que a gente possa ampliar a visão de seu quadro. Desde já saiba que na Natureza existe remédio pra tudo – ainda mais aqui no Brasil. Só não existe caminho para o préconceito, a preguiça e os maus hábitos, se este for o caso de algum de seus médicos, não tenho o menor pudor em lhe aconselhar que procure outro. Tem muito profissional bom por aí, vale a pena pois é a sua vida que está em questão.

      Quanto a unha, a sugestão de fungo por parte da dermatologista pode ter haver, levando em consideração tudo o que vc me falou até agora, creio que um excelente caminho é a utilização da BABOSA – santo remédio! Ela vai atuar diretamente na restauração celular renovando o seu sistema imunológico. É uma planta abençoada pela amplitude curativa, rica em aminoácidos, vitaminas, minerais e nutrientes que regularizam o organismo e combate os radicais livres. É excelente quando aplicada as questões de pele, cabelo. O ideal é ter a planta em casa e incluir no seu suco com mel (mas coa tá?). Na impossibilidade, a Forever tem um Gel de Aloe Vera (babosa) com frutas vermelhas que é uma beleza. Bem menos em conta do que a planta em casa.. Mas cada um sabe de suas possibilidades.

      Maria, eu lhe aconselho de coração a incluir a babosa na sua dieta diária. Utilizo o produto da Forever, mas em breve vou produzir minhas próprias mudas por que quero potencializar os benefícios da planta utilizando a técnica adequada para o cultivo e colheita. Pra vc ter uma idéia a planta não deve ser colhida exposta a luz, artificial nem pensar! E, este cuidado a gente não pode garantir que é implementado por aí…

      Enfim, vou me repetir por aqui, mas nunca é demais dizer que 2 litros de água por dia faz sim milagres pelo organismo.

      Um grande abraço, boas festas e Aguardo notícias..
      Andreaha San

  30. maria garcia Says:

    Voltando o assunto acima, deixei de comentar que, uso agua para bater o meu suco e vez por outra uso açúcar refinado, mas na maioria das vezes é adoçante. De uns meses para cá tenho consumido castanhas, sementes de girassol, frutas secas. Ainda em tempo, meu peso na realidade já está em quase 55kgs, isto em pouquissimo tempo. Meus pés tem inchado ao ponto de não acertar o n° de calçado, minhas roupas tenho perdido, porque o abdomem tem crescido muito rápido. Meus cabelos, já há tempo, estão em queda livre.Minhas unhas estão onduladas, uma dermatologista disse que é envelhecimento da raíz, outra que é fungo, outra me receitou uma base. Tenho apresentado algumas dores nos pé ao caminhar. Tenho feito inclusive acupuntura, meus remédios são homeopaticos e florais. Vou ao médico com regularidade e eles dizem que tudo isto é causado pela idade, são deficiência hormonais, apesar da reposição. Enfim não se resolve nada. Será verdade?, tenho de me conformar,? não se tem nada a fazer? A medicina ortomolecular foi muito boa por duas vezes, mas não resolveu nada desta ultima vez. Espero que voce leia o meu email e possa me dar uma ajuda, algum conselho. Uma luz. Agradeço desde já pela ajuda que possa vir me dar.

  31. Emrerson Araújo de Miranda Says:

    Boa noite, Andreaha!

    Estive muito perto de fazer a passagem por conta de um fungos, minha vida em relação a comida era um fiasco… me salvei, graças um uma casa de cura em Petrópolis onde fiz uma desintoxicação. Gostaria de saber se todas essas receitas são compatíveis p/ que não afetem o andamento de minha cura, pois é muito recente, fiz o tratamento nesse carnaval… minha acidez está muito alta, oq ajuda na proliferação do fungos. Como não tenho abilidade p/ preparar esse tipo de comida e q é muito bom… e vi que suas receitas são simples e gostosas… sou surfista e nemn surfar consigo por causa da fibromialgia intença, tem uma alimentação q possa ser utilizada e não provocar acidez no intestino e batata doce, provoca a acidez… eu to comendo muito e não to conseguindo diminuir, pois sempre consumi muita energia na capoeira e surf, que não to conseguindo mais praticar e faz parte de minha vida.. obrigado pela atenção..bjs e abraços

  32. Andreaha San Says:

    Emerson, preciso de mais dados, por exemplo, no que consistiu o processo de sua desintoxicação em Petrópolis? Você tem azia também? O que comeu durante a desintoxicação? Você comia rotineiramente lanche na praia?

    Pra começar tome muita água. Você já ouviu falar na terapia do limão? Pode parecer maluquice curar acidez com uma fruta tão acida, mas a base da homeopatia vem daí: similar cura similar.
    O ácido cítrico do limão, transformado no organismo em citrato de sódio e em carbonatos alcalinos, exerce ação comparável à do bicarbonato de sódio, alcalinizando a urina e amenizando a hiperacidez do estômago.

    Nas curas por terapia a base de limão, deve-se ingerir o suco puro (sem água ou açúcar) nas primeiras horas do dia. O desjejum deve ocorrer após três horas.

    Contra-indicação: úlcera estomacal. Na gravidez ou durante o período menstrual não se deve fazer a cura de limão. Estudiosos em odontologia não recomendam tomar o suco de limão diretamente no copo, pois o esmalte dos dentes pode ser prejudicado. A alternativa consiste em ingerir o suco através de canudo.

    Espero mais dados para podermos traçar um quadro mais adequado.
    Abraço e boa noite!

  33. Vera Falcão Says:

    Qual seria a idade ideal para introduzir alimentos vivos a um bebê? no caso da criança não tomar LM e nenhum outro tipo de leite, seria indicado ela ser alimentada com “leites vegetais”?
    pergunto pq há pouquíssima informação sobre alimentação crua para bebês e crianças, que naturalmente têm o sistema digestivo em formação e reagem de forma diferente da nossa, adultos…
    e também a questão das fibras – não seriam excessivas para eles?
    outra dúvida: a quantidade diária para eles.
    também se houver alguma bibliografia sobre o tema que pudessem indicar, ficaria muito grata!

  34. Andreaha San Says:

    Oi Vera, escreva para a Ana Branco, ela é uma autoridade na matéria: ‘Alimento Vivo’ e poderá lhe responder com maior propriedade do que eu. Seu email é : ana.branco@uol.com.br

    O seu site é http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

  35. Giselle vilasboa Says:

    ADOREI… TODAS AS INFORMAÇÕES Q ENCONTREI AQUI. POREMGOSTARIAQ VC ME TIRASSE ALGUMAS DUVIDAS.1° O REJUVELAC DEVE SER TOMADO QUANTAS VEZES POR SEMANA .2°POSSO GUARDA-LO NA GELADEIRA POR QUANTO TEMPO E PARA AS CÇAS , QUAL A MEDIDA DE CONSUMO CORRETA, SE PUDER ME RESPONDER FICO GRATA! ESE POSIVEL SEMPRE QUERO DICAS..

    • Andreaha San Says:

      Oi Giselle,
      Você pode tomar o Rejuvelac todos os dias, 2 ou 3 dedos do liquido no copo. Deve colocar na geladeira sim, principalmente no calor. Eu faço semanalmente e funciona bem. Acho que não vale a pena ir muito além disso, em termos de tempo na geladeira. Aliás o ideal na alimentação viva é produzir e ingerir no mesmo dia, sem sobras. O Rejuvelac leva um certo tempo na germinação, por isso guardamos e aproveita um tempo além, mas não se esqueça que não possuindo conservante só geladeira mesmo, não é aconselhável abusar do tempo em relação aos prod naturais..
      Maiores detalhes procure a fera no assunto: profa Ana Branco, o site dela é:
      http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

      Abraço e bom proveito!

  36. VICTOR Says:

    Gostaria que vc pudesseme responder pore email, eu gostaria de começar a introduzir tal tipo de alimentação em meu viver, e vi neste blog várias receitas e que mistura vários tipos de alimentos, é o que realmente eu precisava pois buscava receitas, porém a minha dúvida é a seguinte, a Senhora é Doutora, Nutrolóloga, ou Nutricionista, e até que ponto tais receitas foram testadas e quais os benéfícios reais nas pessoas, vc tem algum livro? outra coisa como a mistura de aliementos, não pode haver a tal perigosa fermentãção, gostaria que vc pudesse me responder pelo meu email, obrigado.

  37. margareth garcia da silva Says:

    Gostei muito da reprtagem do globo reporte,achei muito importante principalmente para mim.Sou diabetica e gostaria de receber recitas de alimento vivo e meu filho é gordo e não consegue emagrecer.

  38. Andreaha San Says:

    Prezada Margareth,

    Realmente o globo repórter tem prestado um grande serviço quando aborda a alimentação saudável.
    Vc pode encontrar neste espaço receitas para começar já a se envolver no processo.

    O ideal é que procure de antemão um médico para vc e seu filho. É importanete que ele peça exames básicos como, tx de glicose, colesterol, pese vcs, tire as medidas e acompanhe o processo. No caso específico de seu filho é importante saber a causa de sua gordura excessiva.

    A alimentação natural, mais ainda, viva, é boa para todo mundo, sem exceção.

    Gosto de recomendar a profa. Ana Branco, por que realmente entende da situação e se não me engano estava na reportagem que vc citou:

    http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

  39. Maria Lucia Says:

    Como trabalho com hotelaria, gostaria poder fazer um curso sobre alimentação viva
    Quando e onde acontece os cursos?
    Gostaria de informações é possível?
    Agradecidamente Maria Lucia

  40. Andreaha San Says:

    Prezada Maria Lucia,

    O que temos aqui são receitas apenas. Todas as informações de que vc precisa conseguirá no site da profa Ana Branco, segue o endereço. Os cursos são na PUC. Abraço

    http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

  41. KENIA Says:

    OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER ESSAS RECEITAS POR E-MAIL DE COMO GERMINAR OS GRÃOS E RECEITAS DE SUCOS POIS GOSTARIA DE INCLUIR ISSO EM MEU VIVER, OBRIGADA.

  42. marlisa fico Says:

    Vi o globo reporter sobre alimentos vivos e gostaria de adotar essa filosofia de vida pois estou com colesterol e triglicerídeos alterados além de estar fazendo tratamento para pressão alta.
    Não consegui pegar o início do programa que ensinava a fazr a farinha d linhaça.
    Por isto, peço a receita e também da germinação do feijão, alfafa e outros brotos.
    Desde já agradeço.

  43. Ludmila Says:

    ai tudo é tao legal. a muito tempo atras eu ja quis fazer,, mas nao tinha receitas suficientes…. será q eu vou sobreviver a mais uma tentativa.. rs.. queria um grupo aqui… :S vou tentar com suas receitas… dedpois eu conto. bjs

  44. Andreaha San Says:

    Prezada Marlisa,
    A farinha de linhaça vc pode comprar em qq casa de produtos naturais, é comum. Ex: Mundo verde e Grão integral.
    A germinação do grão não tem mistério, coloque a semente em copo de vidro, cubra a mesma com 2 dedos e meio de água e tampe o copo com um tecido furadinho, tipo filó, para arejar. Deixe descansar por 8 horas, depois escorra a água e deixe descansar por mais 8 horas. Em geral é tempo suficiente pra o grão germinar, quando brota um pedacinho pra fora da estrutura e temos a maior potência da mesma. Agora o mesmo pode ser incluído nas receitas batidas no liquidificador, ou misturadas na comida.

    Abraço.

  45. Andreaha San Says:

    Prezada Ludmila,
    Aqui pelo menos vc terá um bocado de receitas para testar. São deliciosas e preciosas à saúde. Uma dica em relação a atitude: Ao invés de tentar mais uma vez, faça de verdade! Tentativas são fadadas aos desvios de humor. Já uma atitude comprometida e firme é tudo o que precisamos para criar disciplina. No início é sempre difícil, mas é justamente no início que precisamos de rigor para ir em frente. Depois, com os resultados que chegam logo, vc ganha em tudo, na saúde, na auto-estima e na aparência física.

    Espero seu depoimento e vá em frente convicta e comprometida que você consegue!
    Abraço.

  46. Andreaha San Says:

    Prezada Kenia,
    eu não envio receitas por email. Tenho apenas as que estão no blog a disposição pública, é só copiar. No mais disponibilizo no conteúdo nomes de livros, sites de interesse. Verifique por favor no conteúdo que encontrará o que deseja.

    abraço.

  47. NÉLIA DE SOUSA MACIEL PINHEIRO Says:

    gostei muito dos depoimentos e resposta, gostaria de receber receita com alimento vivos

  48. Andreaha San Says:

    Prezada Nélia,
    Acima dos comentários publicamos várias receitas de alimentos vivos, indicação de livros e sites. Não enviamos emails com receitas.
    Abraço, Andreaha San

  49. Eti Says:

    Pode substituir os grãos germinados por polén de abelha?

  50. Andreaha San Says:

    Prezada(o) Eti;
    O pólen é produzido pelas flores e não pelas abelhas. Você pode substituir o germinado pelo pólen se for do seu interesse específico, é claro. Mas pode também utilizá-lo com o grão germinados.

    abraço.

  51. Eti Says:

    Ah, eu sou prezadO, com o no final fheufheu.
    Então, eu sei que o polen “de abelha” vem das flores.
    O que eu gostaria de saber, é se o polen teria o mesmo efeito dos grãos germinados, e se eles poderiam ser substituidos por esse produto.

    Até então, obrigado =D

  52. Jaqueline Says:

    Olá. Estou começando agora a tomar o suco que vc deu a receita (suco verde). Hoje foi meu primeiro dia e gostei muito. Tenho uma dúvida… uma amiga me disse que deixa os grãos para germinar dentro da geladeira… precisa deixar na geladeira para germinar?
    Ah, mais uma dúvida… se for usar a linhaça, como eu, eu dispenso a água dela tbm, ou posso coloca-la no suco… tenho uma dó de jogar a água da linhaça fora…
    Se puder me responder, agradeço…

    Obrigada desde já

    Jaqueline

  53. Andreaha San Says:

    Prezado Eti,

    Os grão germinados atuam diretamente na qualidade de sua digestão, restabelecem a flora intestinal. Para quem tem problema de circulação é santo remédio, limpa as veias deixando o sangue fluir. O pólen fortifica os vasos sanguíneos e atua tb no aparelho cardiovascular, é um alimento completo, possui 22 nutrientes (se igualando ao mel) e 28 minerais. Ou seja, são atuações distintas embora tenham pontos em comum, e isso ocorre por que ambos são alimentos riquíssimos, dos mais completos da natureza.

    Se quiser ser bem preciso Eti, ou tem algum objetivo específico como é o caso dos atletas que estão maravilhados descobrindo o polen, você poderia procurar um médico que lhe solicitasse exames laboratoriais e em função do mesmo, observar o que vc precisa suprir em seus organismo. Neste caso, poderia escolher a melhor opção pra você.

    Uma dica que poderia cair bem, seria alternar o uso dos grãos e do polen. Mas saiba que 35 gr de polen por dia é o suficiente para suprir a necessidade proteica do ser humano. Bom proveito!

    Abraço.

  54. Andreaha San Says:

    Prezada Jaqueline,

    O suco verde é receita da grande professora, Ana Branco, eu apenas reproduzo aqui no blog de meu site. Eeee, também tomo 6 dias da semana.
    Não germine os grãos na geladeira. Não procede, germinar é um ato de vida, requer temperatura ambiente, ar puro.. Você não encontra isso na geladeira.
    Você tem toda a razão, realmente seria uma pena dispensar a água da linhaça, pode sim colocá-la no suco, ou beba como eu faço, vez ou outra. Fica como se fosse um óleo ralo e é excelente pra saúde ; ) Boa sorte!

    Abraço.

  55. Andreaha San Says:

    Gente, volto a repetir, eu não envio receitas por email. Podem copiar o que temos aqui no blog colar no word e imprimir para melhor utilização. Oferecemos acima uma bela ‘base de iniciação’, que inclusive pode originar novos pratos – com uma pitada de criatividade e o necessário bomsenso

    Maiores detalhes procurem a Ana Branco da Puc-RJ.

    http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

  56. Eti Says:

    Oia eu de novo fheufhue
    Gostaria de saber se aquele suco de clorofila ( que não tem as sementes germinadas) também é bom pra varizes.

  57. JUAN MARIO ARENAS SANDOVAL Says:

    Bom eu sou novo nesta estrada a mais de umano que no como carnes esepto os deribados animais para obter proteina, leite, queijo e ovos e complemento com proteina de soja, etc…
    Mas é muito legal ter informações ou lugares donde você se orientar ja que o vegetarinismo é visto para o sistema comercial mundial como um mobimento que insentiba um modo de vida negativo ara todos os negocios; pessoas saudaveis menos medicos, os grupos de criadores e demais, bem tudo isto com muita negatividade para seus negocios. Por outro lado a educação nos mente insinandonos desde crianças que o home é carniboro mas probado pela ciencia que somos herviboros ou vegetarianos.

  58. Renata Says:

    Olá Andreaha,
    Gostaria de saber a eficácia do suco verde no combate às varizes. O suco mais “poderoso” para isso é o suco verde?
    Obrigada

  59. Andreaha San Says:

    Prezados, costumo responder uma a um, mas o tempo anda muito escasso agora com trabalho e a pesquisa de minha monografia. Vou resonder O Juan, o Eti e a Renata de uma tacada só. Perdoem, mas é o que posso por agora.

    Juan, a educação, a sociedade não são modelos de filosofia para os seres humanos, disso eu não tenho a menor dúvida. Não é só a educação que não nos serve, pois está a serviço das grandes empresas – toda a filosofia de vida ocidental é montada em bases superficiais, sem reverberação humana que nos.. Mas dar uma de ativista não seria vestir a carapuça do outro lado da moeda?! Acho que sim. Hoje em dia o que eu acho importante é investir naquilo que faz as nossas consciências crescerem. A alimentação poderia ser uma das maiores fontes revolucionárias do planeta. Simplesmente por que todos precisamos dela e através dela poderíamos realmente trabalhar a força de vontade na aquisição de hábitos realmente saudáveis. Nem digo que a pessoa teria que largar todos os seus hábitos e se tornar um vegetariano, nem seria preciso, embora pudesse ser interessante. Mas se pelo menos 80% de nossa alimentação tivesse a filosofia da saúde por traz e não a do prazer momentâneo, como é o caso da filosofia japonesa, seríamos muito mais saudáveis, magros, econômicos em termos gerais e causaríamos uma revolução sem precedentes na indústria mundial alimentícia, próxima ao surgimento da globalização. Isso sim seria fazer política com a cabeça. Mas a real revolução teria sido interior, por que teríamos usado nossa força de vontade para mudar o hábito alimentar que , bem sabemos, depois de instituído, é dificílimo mudar. Mas é possível.

    Renata e Eti, o suco verde é de todos os produtos que eu conheço o mais satisfatório quanto ao tratamento e prevenção das varizes. Conheço vários casos. Mas o suco é excelente para a saúde como um todo. Eu particularmente o tomo há uns 3 anos e não abro mão, principalmente por causa das alergias que tenho, em função da pintura. O alto grau de desintoxicação é impressionante, vc repara logo por que a energia que surge é inegável. E a saúde interna se reflete na pele que melhora de aspecto uns 200% , sou a prova de que até em termos de diminuir ou sanar as alergias há um ganho enorme.

    Abraços

  60. rubens krieger Says:

    o q

  61. rubens krieger Says:

    com fazer para brotar sementes de romã

  62. Andreaha San Says:

    Acho que o processo é o mesmo. Por que vc nao testa? Depois de comer
    a roma, coloque os carocos pra secar na claridade. Germine como explicamos acima para as outras sementes. Boa sorte, Andreaha San.

    Galera, perdoe qq atraso nas respostas estou numa residencia artistica em guadaloupe, no caribe. Bem perto da tragédia ocorrida no Haiti, inclusive os artistas locais estao super mobilizados em funcao e eu me intero da situacao alem de montar a expo – Eva au-delai du paradis – Vou respondendo no que der.

    Abracos, Andreaha San.

  63. cleoneide tavares da costa Says:

    gostaria de receber material diversificado sobre alimento vivo.
    Obrigada, Cleo

  64. Marie Helene Martial Says:

    Bonjour
    Je vous adresse en piece jointe ,une oeuvre sur papier au papel à l’huile que j’ai pu degager à partir de ma sculture sur la pomme à Moule Guadeloupe vous me direz ce que vous en pensez
    Merci pour cette rencontre enrichissante et bonne continuation

    • Andreaha San Says:

      Bonjour Marie Helene, comment ça vas?
      Je vous remercie pour retourner avec la piece dans mon personnel email. Oui c’est vrai, nous avons fait un atelie superb sur la conscience du désir avec la pommes. J’ attend votre pièce, merci, Andreaha San

  65. madalena titan Says:

    OIOI
    estou simplesmente apaixonada por tudo isso! ainda nao comecei mas estou me organizando pra isso, mas gostaria de saber muito uma coisa sofro de uma alegiar q segundo o dermatologista é cronica, um plurido , bem já faz isso 2 anos é muito ruim tomo varios remedios , e varios deles com corticoides, são ant-estamios, e com isso eu que já sofria de exeço de pesso acabei com mas , to tentando encontra uma cura para isso pois minha pele esta terrivelmente marada pq com a coseria acabo me machucando e marcando muito minha pele, durmo muito mal sinto muita falta de ar qndo a alergia esta muito atacada , queria saber sevc me daria alguma dica de alguma receita doa alimentação viva q me serveria com maior eficacia. desde já muito obg

    • Andreaha San Says:

      Prezada Madalena, bom dia!
      A alergia é um processo complexo. Você não vai combatê-la apenas com a alimentação saudável, embora a mesma é a base para uma vida saudável. Existem outras variáveis, como banho de luz solar, naturalmente bem cedinho ou no final da tarde. Fazer algum exercício físico também é essencial para o bem-estar de todo o organismo, expelir toxinas pelos poros e suar, o que por si só ajuda a pele a se manter saudável.
      Não sei a origem de sua alergia, apenas que é crônica, mas um bom dermatologista pode lhe auxiliar a descobrir a causa de seu processo.
      Quanto ao sono e a alergia, embora não saiba ainda a origem de sua alergia, recomendo a você tomar um copo de suco verde quando acordar todos os dias, e comer uma maçã antes de dormir. Este procedimento básico ajuda enormemente a limpar o organismo. A maçã a noite além de favorecer a limpeza do organismo tb favorece o sono tranquilo.

      Outra coisa, a prática de meditação regularmente abaixa os níveis da frequência cerebral auxiliando um melhor funcionamento de todo o roganismo. Meditar pra você seria uma remomendação chave.

      Resumindo: meditação, maçã e suco verde diariamente. Beber pelo menos 2 litros de água por dia e não ingerir fritura, leite, queijo e álcool, também é importante.

      Um profissional que faça uma leitura pormenorizada de sua saúde ao longo de sua vida, pode lhe ajudar com maior propriedade.

      grande abraço.

  66. paula jf Says:

    Olá, gostaria de saber se posso germinar uma quantia maior e deixar guardada.

  67. Andreaha San Says:

    Olá Paula,
    A função essencial da germinação é aproveitar a potência incrível do momento especial do desabrochar da planta.
    Se guardar, o que naturalmente poderia fazer acondicionando a mesma na geladeira, vc perde esta potência. Ou seja, não tem o menor sentido.

    O real aprendizado que temos através de uma vida mais simples e natural, vai muito além de ingerir a incrível energia da natureza e resgatar esta possibilidade perdida na euforia da modernização. O real aprendizado está na atitude ‘Presente’, em que , homem e vegetal se integram, este último como fonte de energia primordial, rica e potencialmente sem comparação (relacionados a todos os alimentos cozidos), proporcionando ao homem o que de melhor em termos energéticos ele pode conquistar em vida.

    grande abraço, andrea

  68. ADRIANA CAMPOS Says:

    FAVOR ENVIAR RECEITAS. OBRIGADO,

  69. Andreaha San Says:

    Eu não envio receitas como expliquei acima. Você pode copiar o texto, colar num editor de texto e salvar em seu hd ou imprimir direto. Obrigada.

  70. ENEIDA MARTINS Says:

    ANA gostaria de saber se vc ainda dar aulas na FIO CRUZ,quais os dias, e se tem algum custo? GOSTARIA DE TER MAS CONHECIMENTO.E PASSAR A PRATICAR A ESTA ALIMENTAção.obrigada!!!

    • Andrea Says:

      Oi Eneida, desculpe o atraso em respondê-la, mas vamos, lá.
      Eu me chamo Andrea, este blog é do meu site, o Globalaio. Um site que reune todas as minhas arte, inclusive as oficinas de arte e meditação que ministro aqui no brasil e no exterior. A alimentação saudãvel, crudívora é uma paixão antiga, eu não sou especialísta, mas entendo um bocado pelo uso-fruto.. Hj não sou crudívora. Mas me alimento muito bem, isso significa, equilibradamente. Depois de muito ‘me auto-analisar’ entendi o que me faz bem e o que não faz, o que me deixa no meu melhor e o que me tira do mesmo. Isso é fundamental pra Vida.

      Mas acho que vc procura a ANA BRANCO, ela tem um site e farto material sobre alimento vivo, acho que vc deveria dar uma olhada: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

      abraço, Andrea

  71. Tayce Artioli Says:

    Oi Ana, estou tentando mudar minha alimentação, pois estou muito acima de meu peso. Tenho feito a seguinte dieta:
    Café da manha: frutas, leite com café sem açucar, ou duas fatias de pão integral com queijo ou requeijão lite + peito de peru e alface.
    lanche: se lembrar ou tiver fome como uma fruta.
    almoço: verduras cruas / cenoura ralada / beterraba / um porção de carne ou frango ou peixe, cozido ou assado e as vezes frito. ou as verduras
    cozidas com a carne.
    lanche: novamente fruta
    jantar: repito o cafe da manha ou o almoço mas normalmente é só uma fruta.
    se vc puder me diga onde estou acertando e onde estou errando.
    agradecida.
    Tayce.
    PS comprei trigo e outras verdurinhas mas me ensinaram a plantar eu um composto de terra e comer ainda bem tenro com raiz e tudo, isto é bom ou devo só esperar germinar? e as sementes do mix de verduras planto ou coloco para germinar.
    Obrigada novamente
    Tayce

    • Andrea Says:

      Oi Tayce, desculpa a demora em respondê-la.
      Olha eu não sou a Ana, me chamo Andrea e a sua dúvida é a mesma da leitora acima, portanto peço-lhe a gentileza de ler a resposta que dei À ela, serve pra vc na medida. abraço. andrea

  72. valdejane Says:

    gostaria de receber receitas de alimentos vivos, desde ja agradeco!!!

    • valdejane Says:

      ops! me perdoe, vc nao envia receitas, mas poderia me deixar atualizada com seus conhecimentos em alimentacao saudavel? comecei hoje a reeducaçao alimentar, e seguirei a risca 3 meses, sem pao. sem leite integral. sem açucar!!!

  73. Andrea Says:

    Oi Valdejane,
    Não Valdejane, este é o blog de meu site, o Globalaio, falo de vários assuntos por aqui, um deles é o Alimento Vivo. Mas os meus focos, são : arte, meditação, comunicação e economia criativa. Eu ministro oficinas de arte e meditação no Brasil e no exterior, e me alimento o mais natural possível, dentro daquilo que para mim é o melhor dos equilíbrios. Cada um tem o seu, e o barato, insisto nesta tecla, é que cada um possa descobrir este equilíbrio que é só seu. Por que é justamente este caminho de se descobrir que constrói a segurança dentro de nós, através de nós. A isso eu chamo de Autoconhecimento.

    Sobre a sua reeducação alimentar. Sugiro que vc dê uma olhada no site da Ana Branco:
    http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html

    Uma sugestão pra vc de cara é não radicalizar, esse é um caminho perigoso. Aliás todo caminho ‘desesperado’ é caminho que tende a nascer torto, difícil atingir a meta que é o equilíbrio de seu corpo, num caminho como esse.
    Em segundo lugar vc precisa passar por uma avaliação médica geral, pra entender quais são suas condições mediante a atual : idade, peso, estado psicológico. Um check up, exame de sangue e etc. Tudo isso é importante saber e registrar antes do início da dieta. Inclusive para que vc tenha um parâmetro em que possa se basear, e fundamentalmente entender o ‘antes e o depois’.

    Eu estou reabrindo minhas oficinas de arte e meditação individualmente e coletiva em março, caso se interesse o meu site é: http://www.globalaio.com
    (clique na oficina Eva além Paraíso).

    Abraço, Andrea

  74. MARCIO DE PAULA OLIVEIRA Says:

    EU TENHO 54 ANOS E , MUDEI VARIAS VEZES MINHA ALIMENTAÇAO NESSES ANOS. TENHO MUITA FACILIDADE P/ ENGORDAR. NAO CONSIGO LARGAR ALIMENTOS C/ AMIDO…
    SERA QUE REJUVELAC ME DIMINUIRA A ANSIEDADE POR PÃO E MACARRAO.

  75. Andreaha San Says:

    Oi Marcio,
    Repito pra você o que costumo dizer por aqui, o ideal é que você busque ajuda médica para construiu um programa personalizado. De minha parte vai um palpite com base na experiência própria.

    O Rejuvelac não lhe diminuiria a ansiedade por amido. NENHUM alimento tem este Poder, que é apenas seu. É uma questão psicológica das mais difíceis eu diria, pois remete diretamente a constituição dos hábitos. Mas, quando conseguimos nos auto-educar neste sentido a sensação é de que não existe mais limite para o que podemos fazer. Então vale a pena em todos os sentidos.

    Você não informa se faz exercícios regularmente. Creio que não. O exercício regular associado à uma dieta adequada, lhe ajuda a emagrecer e a diminuir a ansiedade. Assim você pode equilibrar todo o seu organismo. Mas veja bem, antes de qualquer mudança você precisa verificar suas condições, fazer um check up e provavelmente exame de sangue. Um bom especialista, de repente um médico ortomolecular pode identificar o que exatamente lhe faz engordar.

    Além disso, antes de começar a se exercitar precisa verificar também em que condições está.

    Um macete é, jamais se deixar sentir fome, por que é neste momento que buscamos tudo aquilo que engorda, amido, gorduras, doces. Então o macete é aquilo mesmo que dizem por aí hoje, comer pouco de 3 em 3 horas, significa minar a possibilidade de uma ânsia súbita que vai te levar a ingerir alimentos que teem o seu lugar sim, mas somente depois de 2 semanas de desintoxicação alimentar. A partir de então você reserva um dia na semana (final de semana, talvez seja mais agradável), pra comer o que quiser, mas sem exagero.

    Com o tempo, a idade, o metabolismo tende a diminuir a sua velocidade. Por isso é fundamental o exercício e alguma dieta para queimar ou manter.

    O Rejuvelac pode e deve acompanhar a sua dieta, pois em condições adequadas, como as citadas, vai potencializar os benefícios das práticas: exercícios regulares e dieta adequada.

    Marcio, um programa personalizado é fundamental, pois tanto a dieta quanto os exercícios precisam mudar de acordo com sua resposta. A dieta mudando inclusive facilita você a não enjoar da mesma, mas também tem outras funções, como a aceleração do metabolísmo, por exemplo. O mesmo ocorre com a intensidade dos exercícios. É importante saber dosar os ‘primeiros passos’ e ir aumentando a intensidade com o tempo e a resposta que o seu corpo e psique fornecerem.

    Boa sorte!

    Abraço.

  76. Tereza M. Nakagawa Says:

    Adorei suas receitas. Vou tentar utilizá-las para depois comentar os resultados!
    Grata Tereza

  77. Andreaha San Says:

    Oi Tereza;

    As receitas não são minhas são da professora de artes Ana Branco e da cientista Conceição Trucom. Eu sou adepta e de acordo com a minha sensibilidade misturo comida viva com a comida cozida.

    Não sou o exemplo a seguir, neste caso é melhor procurar as feras que citei. Aqui desenvolvo um blog de assuntos variados especialmente sobre arte e sociedade. Neste nicho abri um espaço pra comida viva para desenvolver mesmo esta cultura, trocar.

    Vale a pena experimentar as receitas, e a prática dá um novo sentido a vida, ainda que não seja 100%, como é o meu caso. Volte com suas impressões.

    Abraço Andreaha San.

  78. Hamilton Ramos da silva Says:

    Materia com conteudo maravilhoso

  79. Andrea Says:

    Obrigada Hamilton, e bemvindo.

  80. psicossocialcomseans Says:

    Parabéns!
    Felicíssima iniciativa.
    Já estamos até divulgando.
    Confira em:
    http://psicossocialcomseans.wordpress.com/receitas/
    Desejamos-lhe muito sucesso.
    Psicossocial COMSEANS

  81. Dani Says:

    olá!! parabens pelo trabalho. Sou vegetariana há 5 anos e há 2 meses tirei 90% de alimentos cozidos de minha dieta. Percebo que continuo tendo muita fome, nada me sacia, nem o suco verde(que faço diariamente) nem as muitas bananas que como ao longo do dia, por não me satisfazer com uma imensa salada verde, abacate, castanhas e azeites. Quero emagrecer e percebi que ser comer cru não é garantia disso se eu não diminuir a quantidade e respeitar os horarios de se alimentar. Estou certa? A duvida é: Porque meu organismo não responde com saciedade aos alimentos crus?

  82. Andreaha San Says:

    Oi Dani;
    Parabéns pela iniciativa que é extremamente difícil de se realizar, especialmente no seu início. Por isso raras são as pessoas que conseguem realização.
    Mudar um hábito é, senão a coisa mais difícil de se empreender, certamente uma das mais difíceis. Uma vez que nos apegamos a alguma coisa que nos dê prazer através do sentidos, especialmente o paladar, queremos reproduzir este prazer.Queremos mais e sempre mais.

    Vamos a sua dúvida: ” Porque meu organismo não responde com saciedade aos alimentos crus?”

    O seu organismo é um complexo formado por inúmeros fatores, mas o fundamental deles é compreender a subjetividade de seus anseios, desejos. No processo de emagrecimento temos que levar em consideração a psicologia com a qual encaramos o processo. Vontade sozinha funciona apenas até certo ponto, por mais forte que esta seja, uma hora será derrubada pela ansiedade, ou qualquer outra instabilidade de ordem psíquica, que precisa ser mapeada. O ideal é o auxílio de um terapeuta, psicólogo, independente da técnica, precisa ser alguém alguém que lhe passe empatia.

    A sugestão que tenho a lhe fazer é tão complexa quanto o nosso organismo. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Além de exercícios aeróbico frequentes, fundamental neste processo, o ideal é que você cuide da sua psique para criar uma resistência natural aos arroubos impulsivos de fome. Provavelmente retirar 90% de cozidostenha sido um movimento radical. Movimentos radicais não favorecem a fluência do processo.Logo sugiro algo do tipo 50% de cozido ou no máx, 70% pra começar . Mas o ideal é que você busque a ajuda que lhe recomendei. Como já afirmei cada pessoa requer cuidado e terapia personalizadíssima e, em geral, cada pessoa tem a sua medida e ritmo próprio.

    Sugiro também acupuntura, meditação ou reiki. Mas se você não conhece nada disso, comece pela acupuntura. É uma prática maravilhosa para equilibrar o organismo como um todo e ajuda muito nos processos de emagrecimento.

    abraços,

  83. Lilica Cadilac Says:

    Finalmente o mundo está acordando.Carne e seus derivados são um verdadeiro veneno para o nosso organismo e além de fazer mal a saúde a peste é como uma droga, vicia e exige que a gente coma cada vez mais e mais e no final de contas além de virarmos baleias ainda deterioramos todo o nosso organismo e colaboramos com o massacre e sofrimento contra os outros seres que também merecem o prazer de usufruir e desfrutar de suas próprias vidas assim como nós .Depois que diminui drasticamente o consumo de carne de todo o tipo emagreci e vivo mais feliz, principalmente com a minha consciência em saber que de minha parte não estarei colaborando com o sofrimento, os maltratos e o holocausto animal que reina no mundo.É possível sim viver sem comer carne ou diminuir drásticamente a quantidade; é só querer……… e tudo na vida é uma questão de costume pois, todo alimento bem preparado é saboroso, seja ele com ou sem carne!Carne gostosa e que dá prazer é carne VIVA e mesmo assim enroladinha e bem vestidinha com uma linda……………………………….. CAMISINHA.

  84. Ailton Silveira Soares Says:

    mudou minha vida…pensavam que eu estava louco…kkkknao to sozinho..aleluia… axei a o alimento do paraiso de ADAO e EVA

  85. construonatural Says:

    Republicou isso em construonatural.

  86. Zaide Says:

    Tenho 60 anos e sempre comi errado ainda tenho tempo para recomeçar.onde acho livros com receitas vivas? Um abraço aguardo resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: