Entidade Caramujo

Outro dia sonhei com um caramujo gigantesco que eu deveria carregar de um canto à outro. A imagem me causou espanto e quando procurei pelo medo, devido a proximidade com figura tão perturbadora, percebi com estranheza que não havia medo algum. Apenas asco, o que naturalmente explicava certa necessidade de distanciamento.  

Quando dei conta das intrigantes percepções em mente, percebi também que havia impresso na memória que um caramujo é um ser nojento. Mas efetivamente, apesar de sua aparência leitosa, não experimentei nenhuma gosma ou coisa parecida.

Do sentimento ambíguo passei a notar de minha parte certo respeito para com o caramujo. Eu não saberia explicar, mas sentia que estava diante de um ser sagrado, e este sentimento suplantava tudo o mais. 

E pra voltar a dormir com essa? Não consegui. Fiquei olhando para o teto querendo saber o que aquele caramujo queria me dizer..

Na filosofia Ráshuah aprendi depois de algum tempo de prática meditativa, que as imagens do subconsciente geram sentimentos que nos fornecem o sinal primordial à compreensão de sua linguagem. Todo sinal é por princípio uma pista, um detalhe ou parte de algo maior. Como base na interpretação do sonho, o sinal oriundo do sentimento indica a qualidade da situação, se boa ou ruim. O sinal não nos orienta ao significado específico, mas ao significado geral. Foi somente aí que raciocinei com amplitude. Lá no fundo sentia que o meu sonho possuía uma mensagem boa, pura e até mesmo sagrada no sentido do desenvolvimento de minha personalidade, mas precisava saber mais e fundamentalmente experimentar o processo com profundidade. Simplesmente formulei o meu questionamento em meditação:  Qual o sentimento que o caramujo me trouxe?

Durante o meu dia, emergiram à consciência, imagens de meu sonho onde pude confirmar a nítida sensação de respeito que eu nutria pela entidade caramujo. Realmente como eu supunha, não havia medo, mas certo respeito, alguma ambiguidade e muito mistério.

Um dia depois do sonho com o caramujo eu conquistei mais um degrau em meu crescimento pessoal. Na realidade estou num momento de enorme transição – pelo qual luto há anos –  o que se reflete em todas as áreas de minha vida. Há que se ter sabedoria num momento como este, por que um movimento na direção errada pode implicar grande perda de energia para se reorientar, como eu tantas vezes experimentei e me perdi.

Valeu seu caramujo! Obrigada por me revelar a intimidade de meus sentimentos, assim como a contundência da paciência. Sei que preciso dela agora. Este pequeno ser de extremos: alma cigana e espírito eremita, que vos observava com certo asco e inquietudo, hoje compreende a beleza de sua sábia lentidão rumo ao caminho propício.

Através da meditação orientada pela investigação dos sentimentos, tenho alcançado uma maior percepção quanto as minhas qualidades e limites. Esta tem sido a base de minhas investigações, e assim tenho me aprimorado. 

O sentimento não nos engana, já as imagens nem sempre são o que imaginamos..

3 Respostas to “Entidade Caramujo”

  1. danielle Says:

    sonhei que um caramujo me mordia no tornozelo esquerdo e depois disso uma ferida estranha crescia. Fiquei com medo daquela ferida

  2. Andreaha San Says:

    Olha Danielle eu não sou nenhuma especialísta em sonhos, mas tornozelo faz parte da perna e qq coisa que a atinja, diz respeito ao rumo que damos à nossas vidas. Afinal é com as pernas que nos locomovemos. Uma sugestão é refletir sobre o seu rumo..

    Já o caramujo entendo bem o seu medo, êe bichinho mais recolhido e misterioso, sem falar na gosmeira né? Tem o aspecto que o relaciona ao início da vida no planeta, é bicho das antigas e tantas outras características próprias a ele. Mas eu se fosse vc dedicaria uma meditação para entender o medo e a ferida, bjs.

  3. menoffis Says:

    Diletos irmãos de caminhada,
    Também passei por uma vivência por meio de um sonho com centenas) de caramujos de aproximadamente 50 cm, cada. No dia seguinte, a primeira pessoa (fora de casa) que encontrei.me falou sobre caramujos sem que do sonho eu comentasse.
    Em verdade há uma mensagem em sonhos tão peculiares e a percepção é o desafio que vai além da forma.
    Comungo do entendimento que o caramujo exprime as qualidades da paciência, de saber desacelerar diante dos fatos, de buscar em si o eremita que não se abala com a ilusão do mundo da forma.
    Luz a todos.

Deixe um comentário

