Ateliê de imagem – Mais uma vez, Manequins

manequins na vitrine manequins na vitrine

Pensei em como relatar a nossa incursão pelas ruas do Centro do Rio, quando passamos pela feira de antiguidades perto do cais, Arco dos Teles, ccbb, casa França Brasil e por fim pela exposição no Largo das Artes em homenagem à Maria do Carmo Secco, mãe da Aninha minha amiga de outros tempos.. Abandonei a cronologia e exponho inicialmente aquilo que parece ter se transformado no motivo deste meu ateliê: Os Manequins. Imagens por mim inconcebíveis. Tento refletir sobre a insistência com que surgem do nada e naturalmente se postam à frente de minhas buscas focadas em outros assuntos me reconduzindo sem razão de ser, talvez por instinto assumo a captura de suas imagens como se fossem desde sempre minhas.

O que ocorre, remete ainda ao comentário do artista Amador Perez : “…a imagem é que nos escolhe.. ” Quando investimos no processo esta espécie de inversão de papéis torna-se evidente, corriqueira e deliciosamente fluente por que instaura uma aventura misteriosa a qual investimos nossa própria constituição.

Segundo excitadas atendentes, estes manequins aguardam pelo estilísta Yves Saint Laurent, separados de nós, o público, por uma porta de vidro. Como se eu já não os atraísse por intermédio de vitrines, seus reflexos e imagens derivadas em frações as quais reafirmo mais uma vez: por mim inconcebíveis.

Resolvi num impulso fazer as fotos em p e b. Depois percebi que desejava tirar partido de um claro escuro sutil sem grandes contrastes, reduzindo a visibilidade. Desejava com isso tornar visível certa ambiguidade, buscar o meio caminho no tom com o qual se revela a imagem. Meio razão, meio intuição – entre mundos.

cadê o Yves

cadê o Yves

a sombra do Yves

a sombra do Yves

2 Respostas to “Ateliê de imagem – Mais uma vez, Manequins”

  1. Rodrigo Mendes Fortes de Oliveira Says:

    Gostaria de saber o e-mail,tel, da Ana,filha de Maria do Carmo Secco,sua amiga. Ela queria saber sobre o avô dela Dr. Hugo Fortes casado com Amelia. O Dr. Hugo Fortes era primo-irmão do meu avô Paulo Fortes de Oliveira. Tenho fotos do Hugo, da Amelia, do pai do Hugo(Arthur Fortes),do Avô e avó do Hugo(Francisco Xavier Fortes e Felisbina).Estou fazendo um trabalho de genealogia e preciso muito falar com ela.
    Abçs Rodrigo Fortes
    Tel.(21)83068540
    Aguardo contato.

  2. Andreaha San Says:

    Oi Rodrigo, acabo de enviar sua mensagem pra Aninha via facebook. Também não a vejo há muitos anos. Apenas há pouco nos encontramos via Facebook. Ela deve lhe retornar pelo seu tel.

    Se quiser, entre no endereço do face: http://www.facebook.com/anafortes1
    de lá vc passa mensagem pra ela.

    Abraço, Andrea

Deixe um comentário

