Ebó-do-Bem-Cultural

A Secretaria de Estado de Cultura (RJ), baseada na Economia Criativa, planeja empreendimentos recentemente noticiados para o Porto. São eles: o Museu do Amanhã e o Museu do Rio (MAR). Muito interessante!! Aqui vai o meu ebó-do-bem, pra coisa toda render, render e render… Precisamos crescer e ganhar novos: campos, espaços e artistas..

Faço votos que o Museu de Arte do Rio subverta a categoria dos ‘Museus’ e galerias, e exponha algo de realmente novo. Seria interessante começar mudando o sistema fechado de escolha de projetos. Talvez distribuindo este ‘Poder’ para quem frequenta os espaços. Pôxa ideia nova não falta pra artista de verdade, é só chamar os caras pra conversar. Mas que façam disso um ‘puta’ , um enorme parlamento, onde caiba todo artista empreendedor, independente de tendência, simpatia, afinidade, orientação religiosa, time de futebol e cor do esmalte.. De ‘coisa fechada’,  basta o velho sistema das ‘panelas’.

E chega de prêmio pra artista! Quando um prêmio chega às mãos de um, sendo que outros possuem tanto valor quanto, muitas vezes até mais, é no mínimo-do-mínimo, um prêmio questionável. Deixa o prêmio aos programas de auditório e vamos nos concentrar em distribuir espaços de verdade! Precisamos de uma filosofia de incentivo diferente do que andam apresentando com essa verba deixada pelo Governo.  A Secretaria está indo bem, o Rio Criativos das incubadoras é uma iniciativa muita legal! Mas quando se fala em mexer na cultura, tenho escutado demais, “ah vamos falar com este ou aquele…” medalhão!!!!!!!!!!!! Pôxa! Que história é essa de querer mudar apontando sempre pra trás? Ou…… apenas para trás! Acho do fundo do coração, que precisamos ouvir e conhecer outros valores! E com os ‘das antigas’ – reunidos – PLURALIZAR os espaços. Mas vamos ampliar essa rodinha aí que tá pequenininha demais.

Transparência acima de tudo. Chega de mesmice. Ao museu do Rio desejo, +Sangue-Novo!

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: